quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Nada a Ver de Mateus I


No cap. 12 do evangelho de Mateus temos mais uma distorção do que é dito no Antigo Testamento. Começa assim:


E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? - v. 10
 
Claro, Jesus curou o homem, o que provocou a ira dos fariseus. Jesus então foge, cura pessoas de uma multidão e pede para que ninguém o revele:


Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas.
E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem - v. 15,16
 
Eis que Mateus solta a sua pérola:


Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz:
Eis aqui o meu servo, que escolhi, O meu amado, em quem a minha alma se compraz; Porei sobre ele o meu espírito, E anunciará aos gentios o juízo.
Não contenderá, nem clamará, Nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz;
Não esmagará a cana quebrada, E não apagará o morrão que fumega, Até que faça triunfar o juízo;
E no seu nome os gentios esperarão - v. 17-21
 

Ué? O que essa profecia em Isaías tem a ver com a situação?! Nela não há qualquer menção quanto a curas no sábado, discussões, fuga do local ou recomendação de silêncio. Mas vamos conferir o que diz Isaías:


EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei - Isaías 42:01-04
 
Além do fato da profecia ter sido citada com diferenças significativas, a parte em negrito de modo algum pode ser aplicada a Jesus!