terça-feira, 21 de setembro de 2010

Contradição: “Poupem as mulheres e crianças!"


Diz em Deuteronômio, acerca da guerra, que quando uma cidade fosse sitiada, todos os homens deveriam ser mortos, mas as mulheres as crianças e os animais deveriam ser poupados:

“E o senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o varão que houver nela passarás ao fio da espada. Salvo somente as mulheres e as crianças e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.” – Deuteronômio, 20:13-14
 
Mais tarde, em I Samuel, na guerra contra os Amalequitas, o Rei Saul recebe através do profeta Samuel, a ordem de Deus para não poupar ninguém, nem mulheres, crianças ou animais:

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito.
Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhes poupes; porém matarás homem e mulher, menino e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
I Samuel 15:2-3.

De imediato eu pensei em contradição, ao prosseguir na leitura, encontrei no texto de Deuteronômio uma “lista” de exceções: uma ordem expressa de que algumas nações deveriam ser totalmente aniquiladas.

Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destruí-la-ás totalmente: os heteus, os amoreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
Para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações (...)
Deuteronômio 20:17-18. 

Deus resolveu incluir outra nação na lista do “Eixo do Mal”?
 

Por acaso os Amalequitas eram chamados por outro nome nos tempos de Moisés?
 

Ainda, a ordem de extermínio era para nações que se encontravam na “Terra Prometida”, as nações distantes deveriam ser poupadas:

Assim farás (referente a misericórdia com mulheres, crianças e animais) a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destes povos. Deuteronômio 20:15
 
No texto de I Samuel, entende-se que os Amalequitas se opuseram a Israel quando este saía do Egito, então eles estavam no caminho e não no destino do povo de Israel, o que seria mais uma contradição, agora com o texto de Dt 20:15.